terça-feira, 2 de agosto de 2011

Harry Potter e o enigma do fim


Vocês já devem ter escutado, lido e visto um milhão de coisas sobre Harry Potter nos últimos tempos, mesmo assim, resolvi falar dele aqui um pouquinho. Finalmente o tão esperado "fim" chegou, por sinal, já estava na hora. A saga "Harry" foi boa em quanto durou, mas na minha opinião, talvez, um dos problemas seja esse, o tempo que durou. Anos e anos a fio esperando um final.

Pouco tempo atrás assisti o último filme da franquia ( Harry Potter e as Relíquias da Morte -Parte 2 ), sinceramente, gostei do filme, na verdade talvez esperasse um pouco mais da luta ente Harry e o Lord das trevas, mas como nem tudo é perfeito, com eles não ia ser diferente.

Ah, mas além do filme não superar expectativas, os efeitos especiais também não foram lá essas coisas. Claro que teve bastante efeitos, mas poderia ter sido melhor ( aconselho não assistir em 3D, não vale à pena ).

O bom de assistir esses filmes com várias sequências, é poder ver a evolução dos personagens; como o cabelo da Hermione, falando sério, evolui de "vassoura" pra "cachos bonitos"; o Rony passou de muito medroso e muito tonto, para menos medroso e mais esperto. Ok, a mudança foi pouca, mais ocorreu, o Harry, não sei dizer bem o que mudou ( alem do cabelo estilo "Justin" ) mas acho que com o passar dos anos ele se tornou mais adulto e comprometido com o seu "destino".


Apesar de não ser fã e nem ter acompanhado a série de filmes assiduamente, a historia do bruxo e dos seus amigos me agradou. Acho que por todo esse contexto mágico que envolve a história, também acho que é por esse motivo que "Harry" tem milhões de fãs por todo mundo, assistir aos filmes é como uma fuga da realidade, do mundo e da vida e por um instante, você faz parte de outro lugar. 

Algumas coisas que gosto do "Harry Potter":


1. Harry não sabe que é bruxo. No início da saga, ele não poderia nem imaginar que existia um mundo onde pessoas usavam varinhas e vassouras como objetos mágicos, isso torna o filme muito mais interessante. É como se você acompanhasse junto com ele toda a descoberta desse novo "mundo", atráves dos olhos dele. Se já soubesse de tudo, não seria a mesma coisa.

2. Ele não sabe, mas é especial. Além de não saber que é bruxo, não sabe que é " O bruxo". Ele sempre era humilhado pelos seus tios, nunca passaria pela mente ser alguma coisa de importante. Resumindo, toda a desinformação e ingenuidade do "Potter" deixa as coisas mais legais.

3. Hogwarts. A escola é incrível, escadas que se movem, quadros que falam e muito mais. Todos os corredores são cheios de surpresas e magias a cada canto, além disso, é um castelo ( quem não gosta de castelos? ).

Só que, nem tudo são flores, eis algumas coisas que não gosto em "Harry":

1. A quantidade de filmes. Com certeza, pra quem é um fã louco e alucinado, isso não é um problema e sim qualidade. Mas pra alguém que quer simplesmente assisti um filme sem muita complexidade é extremamente cansativo. Oito filmes é um exagero, três ou quatro estaria de bom tamanho.

2. Hermione gosta de Roni. Isso é claro até pra quem mal viu o filme, muitas pessoas gostariam que a Hermione namorasse o Harry ( e eu sou uma delas ). Primeiro, acho que os dois combinam; segundo, o Rony parece ser muito lerdo pra ficar com ela e terceiro, os atores que fazem o Harry e Hermione tem uma química incrível, principalmente no começo do lançamento dos filmes, se falava bastante sobre eles ficarem juntos.

3. "Harry" faz apologia a feitiçaria. ( bem, isso não posso afimar ). Na verdade, li por aí, sobre essa história. Realmente algumas cenas e passagens do livro são meio estranhas ( e sinistras ) como um ritual em que se usa o sangue do bruxinho, e outras coisas. Aguns ex-"pais de santo" afirmam que faziam cerimônias de despachos muito parecidas.

Harry Potter marcou gerações de crianças e de adolescentes, que hoje já são adultos. E não vai ser nem tão cedo esquecido.



Só que por enquanto, é hora de se despedir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário