segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia do estudante

Oi.
Aí você para e pensa, " Dia do estudante? Isso não foi dia 11?". Pois é, mas o meu dia do estudante foi hoje. Porque? Meu colégio se acha no direito de "transferir" o feriado, pois bem, me acho no direito de dizer que o dia do estudante é hoje. Então...

O que fazer no dia do estudante? ( Poderia fazer uma lista com o que dá pra fazer nesse dia, mas tô sem saco, sem cabeça e com preguiça ). Falarei, mais uma vez, da singela educação que venho recebendo, a qual, apesar de reclamar todos dias, tenho que agradecer já que sem ela seria igual um completo idiota. No meu colégio, desde que me lembro sempre foi meio puxado, até aí tudo bem. 

O que não dá pra fazer é querer que os alunos se matem de estudar sem uma preparação árdua antes disso, por exemplo: Fazer a atividade de casa, antes era o bastante; agora tenho que fazer atividade de casa, trabalho da escola, refazer a atividade, estudar o conteúdo, ter uma vida socialmente "ativa" ( se não quiser ser um completo excluído ) e muito, muito mais. A proposta do colégio é bem essa, estudar gradativamente, só que NINGUÉM ( quero dizer, quase ninguém ) faz isso.

Quem se preocupa com vestibular na 8º série? No meu caso, se preocupar de verdade, só no 3º ano. Acho que se a escola tivesse métodos diferentes, ajudaria. Não que a culpa seja deles, mas os tempos mudaram. Se eu parar pra estudar 5 horas por dia, não iria ter tempo nem de limpar a bunda. Estudar 5 horas por dia é pra quem está fazendo um estágio em uma faculdade, e olhe lá.

Aulas chatas, professores chatos e sem novas metodologias. Não são todos, mas são maioria. Adoro as aulas em que ocorrem debates, e não se precisa ficar apenas de corpo presente, alguns alunos discordam, acham que aulas um pouco mais "abertas" à novas ideias é perda de tempo. Não acho, de maneira alguma, essas aulas são as melhores ( e não dão vontade de pular da cadeira ).

Verborragia, isso sim é perda de tempo, como disse, a maioria das aulas é uma bosta, e pouca coisa se aprende de verdade. Aulas no power point, explicações repetidas, piadas idiotas. Nada disso é divertido e nem dá vontade de "ir atrás". Um dos meus professores - prefiro não citar nomes - É arrogante, abusado, prepotente e obviamente, não ensina porcaria nenhuma. Depois de passar quase meia hora "humilhando" os alunos e mostrando o quanto superior é, ele finalmente começa a explicar algo, afirmando ser nossa obrigação saber um assunto - nem dado - de cor e salteado.

Não entendo. Qual o prazer ( porque algum ele deve ter ) em "destratar" os alunos? Não sei, acho que ele deveria lembrar, graças a nós, ele recebe o salário todo fim de mês.

No final das contas, não se tem muito o que comemorar, mesmo assim:

Feliz dia do estudante.

Um comentário:

  1. Há pessoas, como esse professor, que tem complrxo de inferioridade e se sentem bem em mostrar que estão por cima dos alunos do ensino medio (o que já não é muito dificil para qualquer pessoa), assim tentando amenizar sua frustração pessoal;]

    ResponderExcluir