sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Deus e outras coisas


Olá crianças! Vamos discutir a existência de Deus?

Bom, como sempre, falar de religião ou de Deus é sempre um assunto delicado, mas certamente é algo que não pode passar despercebido.

A aceitação de que Deus existe é algo que vem de tempos remotos, porém, mas do que nunca, discute-se a existência de algo ou alguém que não podemos provar. Argumentos existem, obviamente, mas a maioria é questionável, como por exemplo; "Deus existe já que quase todas as sociedades acreditam nele". Crer que algo é certo só porque a maioria também acredita não é decerto garantia de nada, muitas crenças falsas já foram tidas como universais, como por exemplo, a de que a terra seria plana.

Muitos acreditam em Deus por terem a necessidade de pensar que, de alguma forma, serão recompensados futuramente. Dessa necessidade, surge a crença do paraíso, que só será dado para aqueles que cumpriram a "palavra de Deus". Tendo o paraíso como recompensa para os bons seguidores da palavra, o inferno foi criado para aqueles que não a cumpriram e desrespeitaram Deus. Não existe nenhuma prova que possa comprovar a existência de um ser poderoso e onipotente como também não se tem provas de que ele não existe, por isso muitos usam como argumento de crença, que se não podemos provar que Deus não existe, então ele existe.

Porém, os agnósticos rebatem o argumento, afirmando que não provar que Deus não existe, não prova que o mesmo seja um ser real. E realmente é verdade, a falta de argumento de um dos lados não pode servir como argumento do outro.

Uma das grandes questões discutidas é a da criação do Universo, o que faz a maioria crer que sim, Deus existe. Aparentemente, necessita-se de um criador para o Universo como o conhecemos atualmente, por isso geralmente, quem acredita em Deus, acha incrível que o universo possa ter chegado à existência apenas por si mesmo e igualmente incrível que ele já possa ter existido durante uma quantidade infinita de tempo, desta forma, um ser super poderoso o deve ter criado: Deus. Resumindo, essa argumento tenta provar que deve haver uma "primeira causa" de todo o universo.

Admitindo-se essa possibilidade, temos por exemplo, o crescimento das plantas, que é causado por causa da absorção de nutrientes, mas uma série infinita de causas desse tipo é impossível, porque então não haveria uma primeira causa, e portanto nem uma segunda, terceira, etc. Logo, deve haver uma primeira causa de tudo, Deus. Mas isso, na melhor das hipóteses só prova que existe uma primeira causa, não prova que essa causa seja Deus, além disso, fica aberto a discussão de que possam existir não só uma, mas uma ou mais "causas primeiras".

Então como explicar a existência de Deus? Já que o argumento da "primeira causa" não é o suficiente, sobram as possibilidades de que Deus sempre existiu ou então deve ter alguma causa, assim sendo, deveria existir um supradeus como a causa de Deus, mas quem seria o criador do supradeus? Existiria então um suprasupradeus e assim, infinitamente. Não importa quantas voltas dermos, obteremos sempre uma resposta implausível.

Outra possibilidade é a crença por indução. Se encontrarmos um relógio jogado na rua, o que pensaríamos? Que obviamente o relógio foi projetado por um ser humano, pois já sabemos que os relógios são projetados por humanos, da mesma forma que quando vemos a chuva cair, como sabemos que ela não pode ter sido feita por humanos, acreditamos por indução que Deus a fez cair. Porém, ao encontrar o relógio, temos certeza desse argumento, o que, no entanto, não ocorre com a chuva, não podemos afirmar que Deus é responsável, pois nunca vimos Deus fazendo chuva, enquanto podemos ver homens fabricando relógios.

A questão de Deus existir ou não é algo entrelaçado e enraizado na nossa cultura, ainda mais no Brasil, de grande maioria católica. Não critico quem crê em Deus, mas sim quem nunca questionou a sua existência ou ao menos tem consciência que tudo pode não passar de uma grande mentira vendida a exaustão pela humanidade.

Acreditar ou não, vai da fé e da possibilidade de cada um, em momentos difíceis, geralmente necessitamos de algo ou alguém, que pode ser Deus.

A questão é, há boas razões para acreditar que Deus existe?

2 comentários:

  1. Estou de acordo com o seu pensamento, Evaristo. Digamos que o "medo" mova o mundo, as pessoas. Então, para se manterem seguras e tirarem a incerteza da angústia que seria viverem "isoladas" na Terra, as pessoas veem na fé uma saída. Mas esse sentimento as torna egoístas de qualquer maneira, já que pensam na recompensa pós vida carnal.
    Só queria que elas (as pessoas que têm alguma crença) seguissem uma pequena porcentagem do bom que as religiões e seitas pregam...

    Detalhe: virei um membro aqui! xD Então, irei comentar sempre que puder. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O pessoal vai a igreja, se diz praticamente, mas ao ver alguém passando fome na rua, nem se importa. É muita hipocrisia, elas dizem cumprir os mandatos e amar a Deus, só por medo.

      Que bom que você virou membro! Comenta mesmo. Obrigado.

      Excluir